Atendimento na prefeitura orienta sobre o Estatuto do Idoso e apresenta os serviços oferecidos no município

Volta Redonda tem motivos para comemorar no próximo sábado, dia 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em 2017, o município ganhou a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), que passou a gerenciar o CEPAI (Centro de pré-atendimento ao Idoso).

O serviço é coordenado pelas advogadas Juliana Ferreira e Joana D'arc, que também é responsável pelo atendimento. O CEPAI é um departamento de portas abertas à população idosa, seus familiares, além de pessoas que queiram fazer denúncia de maus-tratos. O local também recebe encaminhamentos de outras instituições de assistência aos idosos.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, informa que o centro funciona na sede da SMIDH, na Rua Antônio Barreiros, nº 232, bairro Nossa Senhora das Graças, das 11 às 17h. “Somente neste ano, até o mês de maio, fizemos 164 atendimentos. A conversa inclui esclarecimentos sobre o Estatuto do Idoso, conscientizam sobre os seus direitos e orientam sobre os tipos de violência sofridos pelos idosos”, disse.

Ela ainda exemplificou esses tipos de violência: “considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico; abandono; autonegligência; negligência; violência física, patrimonial, psicológica ou sexual”, falou.

Além do trabalho desenvolvido pelo CEPAI, a equipe da secretaria também realiza palestras em CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Academia da Vida, outros setores da administração pública e instituições privadas. O objetivo é levar para a comunidade as mesmas informações passadas para quem procura atendimento na SMIDH.

O prefeito Samuca Silva lembra que o idoso em Volta Redonda tem serviços especializados para prevenção e tratamento de saúde. “A população idosa do município conta com a Academia da Vida, os grupos de convivência da Secretaria de Ação Comunitária, o programa Melhor Idade em Movimento, da Secretaria de Esporte e Lazer; além da Policlínica e o Hospital do Idoso, implantado para atender exclusivamente esse público em dezembro de 2017”, afirmou.

Canais de Denúncia:

- SMIDH (CEPAI) (3339-9215 / 3339-9520)

- Centro de Pré-Atendimento ao Idoso (3339-9275)

- Delegacia Policial (3339-2462)

- Defensoria Pública (3347-7149)

- Ministério Público (3347-7128)

- CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (3339-9143)

- Conselho do Idoso (3339-9113)

Por Renata Borges com fotos de divulgação – Secom/VR