Servidor terá biblioteca na sede da Escola de Governo e Gestão

Primeiros livros foram doados pelo Senado Federal nesta semana; espaço físico da escola ficará no bairro Siderópolis

A Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda, implantada em 2017 pelo prefeito Samuca Silva, recebeu nesta semana os primeiros livros para a criação da Biblioteca do Servidor, que ficará na sede da escola. A obra na antiga Escola Estadual Acre, no bairro Siderópolis, está em fase final de execução e a previsão para inauguração é fevereiro de 2019. Além da biblioteca, o local terá salas de aulas e auditórios para abrigar os cursos e capacitações.

A doação para a biblioteca foi feita pelo Senado Federal e inclui mais de 300 livros que trazem discussões sobre diversas legislações, políticas públicas, desenvolvimento da administração pública no Brasil e no mundo, teses de mestrados e doutorados feitos pela Escola do Senado Federal. No montante ainda há livros que abordam a temática da gestão pública de forma geral e livros que abordam a realidade da administração pública municipal.

O diretor de Modernização da Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão, Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, informa que a biblioteca ainda aceita doações. “Os livros precisam refletir a temática da administração pública, pois o intuito é disponibilizar um espaço para que o servidor tenha acesso a livros que retratem os temas sobre os quais eles lidam no dia a dia de seu trabalho”, explicou.

Ele acrescentou que outras instituições de renomes no cenário de capacitação e desenvolvimento pessoal já foram acionadas para uma possível parceria com a Escola de Governo e Gestão do município. “Essas instituições podem somar tanto com doação de livros quanto promovendo eventos como cursos, palestras, workshops e etc.”, afirmou Igor.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembra que, atualmente, a administração municipal vem se esforçando na direção de profissionalizar e modernizar a gestão pública. O objetivo desse esforço é melhorar a gestão e, consequentemente, prestar melhores serviços à sociedade. “O servidor deve estar preparado para exercer suas funções, pois quem materializa, ou seja, dá vida aos projetos e ações do poder público é o servidor”, afirmou.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR