Volta Redonda se destaca na emissão de ID Jovem

Município emitiu quase 1500 carteiras do benefício, ficando à frente de todas as cidades do interior do estado

Volta Redonda ficou à frente de todas as cidades do interior do estado na emissão do benefício ID Jovem, além de ganhar destaque em relação às cidades como Nilópolis e Petrópolis. Ao todo, o município emitiu quase 1500 carteiras do benefício, enquanto algumas cidades vizinhas emitiram cerca de 500 carteirinhas.

O ID Jovem é um documento que oferece diversos benefícios e é integrado ao Estatuto da Juventude. Foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de beneficiar os que possuem baixa renda.

“Esse resultado mostra o empenho desse governo em atender a juventude. O ID Jovem, além de garantir meia-entrada para eventos culturais e esportivos, também garante vagas gratuitas e com descontos em transportes coletivos interestaduais”, explicou o coordenador municipal de Juventude de Volta Redonda, Luciano Campos.

Alguns benefícios garantidos pela ID Jovem são: meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus e parques naturais; reserva de assentos em viagens interestaduais, dois assentos com 100% de gratuidade e dois assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional; isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

O benefício é destinado a jovens de baixa renda, que fazem parte do Cadastro Único, e que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e laser. Para ter direito é preciso cumprir as seguintes regras: ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não; estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos dois anos; e possuir renda familiar de até dois salários mínimos.

O cadastro é feito nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de toda a cidade. Para o cadastro, é necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho dos trabalhadores. O benefício também pode ser solicitado na sede da COORDJUV.

Por Ana Maria Mansur - SecomVR