Equipe da UBSF Retiro 1 recebe aula inaugural.  Serão cinco encontros com carga de 12 horas para acolher os jovens contra o uso de álcool e drogas

Toda a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família, UBSF Retiro 1, na Avenida Antonio de Almeida 1.938, recebeu nesta quarta-feira, 12, a primeira aula de capacitação da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas para agentes de saúde, que vão atender estudantes sobre o risco de uso de álcool de outras drogas nas escolas da rede municipal. Os profissionais de saúde estão sendo preparados para fazer um bom atendimento neste trabalho que executarão com adolescentes e familiares. No final de cinco aulas, serão certificados.

O prefeito Samuca Silva falou da importância deste trabalho. “Profissionais de Saúde capacitados vão entender melhor a realidade do que os jovens estão vivendo nos seus relacionamentos social e familiar. Saberão como somar esforços, fazer um tratamento diferenciado e influir positivamente para não deixar as drogas destruir o futuro. A conscientização e a prevenção podem vencer este desafio contra o álcool e as outras drogas”, afirmou Samuca.

A coordenadora de projetos da CMDP, Mônica Cândido, explicou o objetivo da preparação que será feita das equipes da UBSF, sendo que a Unidade Básica da Saúde da Família do Retiro 1 é a primeira que está abrindo a programação. Nos próximos dias, serão capacitados as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família do Retiro 2, Siderópolis, Roma e São João: A próxima será no Roma, 28 de junho, das 14h às 16h.

A capacitação das equipes das UBSFs nos bairros, faz parte da extensão do programa Escola Preventiva que a Coordenadoria já realizou com professores e diretores de 30 escolas de Volta Redonda e chegará à todas unidades.  O objetivo é identificar alunos com o risco de uso de álcool e drogas que desejam o tratamento de prevenção,  sejam encaminhados às unidades de Saúde para este acolhimento”.

Segundo ela, as equipes das UBSFs serão treinadas para ajudar os jovens, conscientizando-os dos malefícios à própria saúde que o uso destas substâncias pode trazer. “A meta principal é formar equipes nas Unidades capacitadas para desenvolver um trabalho de prevenção seletiva e indicada para usuários e familiares que desejam o tratamento”, definiu.

Na primeira aula de capacitação, o responsável pela área de psicologia e assistência social do Hospital São João Batista, Ailton Carvalho, usando de uma música do grupo Jota Quest (Daqui só se leva o amor), falou do ‘Aspecto social e cultural do uso de álcool e drogas’, focando num tratamento humanizado para recuperar quem usa e evitar o desenvolvimento do vício. O coordenador municipal Ricardo Cunha abordou ‘Formas de acolhimento para usuário de álcool e outras drogas’. Mônica Cândido destacou as ‘Práticas de prevenção’. Todas com ênfase na identificação do problema de cada pessoa,  e junto com a família, buscar a melhor forma de resgate e prevenção contra as drogas.

No período de 19 a 26 de junho, as atividades da Coordenadoria concentram-se na Semana Municipal de Prevenção de Uso de Álcool e Drogas nas unidades de saúde. A gerente da UBSF Retiro 1, Sueli Salume Martins Pinto, agradeceu a oportunidade da preparação da equipe.

É muito gratificante para toda a equipe ter sido escolhida nessa preparação que somente trará benefícios. A capacitação embasa para melhorar o acolhimento. Estamos muito gratos pela oportunidade para oferecer um melhor atendimento de acolhida”, comparou.

Uma das integrantes da equipe, a agente de saúde, Nidia Carla Bastos Ferreira, também citou os benefícios: “A capacitação é produtiva porque acrescenta aos nossos conhecimentos, e traz um consciência do que era novo para o grupo.  Estamos conquistando mais sabedoria no atendimento para quem mais precisa na ponta, dos nossos serviços de acolhimento”, frisou.

Afonso Gonçalves, fotos de Geraldo Gonçalves, SecomVR