Evento foi realizado para encerrar as comemorações do mês da Mulher e para combater o sedentarismo

O domingo, em Volta Redonda, foi para encerrar as comemorações do mês da mulher e para combater o sedentarismo. Diversas atividades recreativas e esportivas como alongamento, caminhada orientada, zumba, yoga, ações especiais ligadas ao cuidado e saúde da mulher, atividades recreativas e roda de capoeira com mulheres foram realizadas na Rua de Lazer Especial realizada na Radial Leste, no bairro Aero Clube, durante toda a manhã deste domingo, dia 31, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). À tarde, o espaço serviu para que as famílias pudessem fazer diversas recreações.

A aposentada Maria de Fátima Barbosa, 68 anos, moradora do bairro Retiro é frequentadora assídua da Rua de Lazer. “É muito bom saber que tem esse espaço para a gente se divertir com segurança, além disso, ainda conhecemos outras pessoas aqui. Quando não tinha a Rua de Lazer eu passava o domingo em frente á televisão o dia todo”, disse a aposentada.

Mirian Fernandes de Carvalho, 57 anos, dona de casa, moradora do bairro Niterói aproveitou o domingo para levar os sobrinhos para brincarem na Rua de Lazer. “Estou aproveitando que o domingo está lindo para trazer os sobrinhos para brincarem nesse espaço. Já brincaram, dançaram e estão se divertindo. Todo domingo eu venho trazer eles aqui. É uma iniciativa muito boa”, contou a dona de casa.

Durante todo o mês diversas ações foram realizadas pela Smel nos núcleos e ginásios da cidade em comemoração ao mês dedicado as mulheres. Nos ginásios da Ilha São João e dos bairros Três poços, Retiro, Açude, Santo Agostinho, 249, Siderlândia, São Geraldo, Vila Rica e Santa Cruz foram realizadas aula temática, palestras, bate papo sobre saúde, orientações sobre os Cras, academia de saúde, aulão com atividades físicas, entre outras.

Os moradores dos bairros Vila Brasília, Dom Bosco, São Luiz, Caieria, Candelária, Brasilândia, Santa Rita do Zarur, Vila Americana, Jardim Ponte Alta, Coqueiros e Sessenta também foram beneficiados com diversas atividades realizadas nas quadras esportivas.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, lembrou que o espaço é para ser usado por todos. “Sempre temos as edições especiais da Rua de Lazer e aproveitamos que é o mês da Mulher e programamos ações de fomento ao exercício físico e de valorização da mulher. A equipe técnica fez uma análise dos programas que temos dentro da Secretaria de Esporte e Lazer com foco na mulher e resolvemos trazer hoje para a Rua de Lazer a capoeira, yoga, trabalho funcional, além de atividades que foram realizadas em parceria com outras instituições como a Bike Anjo e a Liga de Desportos de Volta Redonda, com o objetivo de trazer, ainda mais, esse público para a Rua de Lazer visando o combate ao sedentarismo”, disse a secretária.

Para o prefeito Samuca Silva esse espaço é importante que as pessoas saiam para as ruas e se divirtam de forma positiva e saudável em um local livre e sem perigo de acidentes. “A Rua de Lazer é um espaço criado para a família se divertir. Aqui as pessoas podem realizar brincadeiras e atividades físicas e esportivas, e ainda conhecer novas pessoas. Tudo isso ao ar livre e com segurança”, disse o prefeito.

RUA DE LAZER - A Rua de Lazer é um espaço democrático, fechado ao trânsito, que está aberto aos domingos para a prática de esportes. Em determinado período a Radial Leste recebe Edições Especiais com eventos realizados pela prefeitura onde a população pode participar de várias atividades esportivas e recreativas.

Fátima Santos  -  SecomVR