Programa visa estimular hábitos e comportamentos saudáveis nas crianças e adolescentes da cidade

Os 440 alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) da Escola Municipal Wladir Telles aprenderam nessa quinta-feira, dia 04, sobre a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, através do programa Escola Preventiva, da coordenadoria Municipal de Prevenção as Drogas. O Escola Preventiva visa estimular hábitos e comportamentos saudáveis nas crianças e adolescentes da cidade.

De acordo o coordenador de Prevenção as Drogas, Ricardo Vinicius Cunha, o  programa, que  foi lançado no final de 2017 a pedido do prefeito Samuca Silva, é destinado a alunos da creche até o ensino médio, atendendo a 104 unidades escolares.

“Dentro do Escola Preventiva temos projetos que foram desenvolvidos para atender a todas as faixas etárias. Hoje estamos trabalhando na Wladir Telles com o Paes (Prevenção com arte, educação e saúde). Através da arte levamos a prevenção para as crianças”, disse o coordenador.

Para Roberta Silva Moreira, professora e implementadora da Sala de Leitura, a iniciativa serve como base para que as crianças possam entender questões ligadas à sociedade. “Desde já precisamos preparar essa criança para que ela diga não as drogas. Para que ela entenda que pode ser muito mais que um usuário, um dependente. Com essas informações elas irão aprender a valorizar a própria vida”, disse a professora.

Segundo a diretora adjunta da Escola Municipal Professor Wladir de Souza Telles, Alcione de Souza Costa, receber o Escola Preventiva é muito importante para conscientizar as crianças sobre questões ligada as drogas. “A droga é um mal do século e destrói as famílias. É muito importante que eles sejam trabalhados para dizer não às drogas”, comentou a secretária adjunta.

Segundo o prefeito Samuca Silva, através do Escola Preventiva será possível conversar com os alunos e torná-los multiplicadores do combate a droga. “A forma mais eficaz para prevenir o uso de drogas é através da discussão e de acesso a informação”, finalizou o prefeito.

Por Fátima Santos com foto Geraldo Gonçalves – SecomVR