Sorteio para 176 famílias que vão morar no Residencial Mato Dentro III, bairro São Sebastião, aconteceu no auditório da Fevre

Nesta terça-feira, dia 9, a Prefeitura de Volta Redonda realizou o sorteio para 176 famílias visando às escolhas dos apartamentos que vão morar no Residencial Mato Dentro III, no bairro São Sebastião, do programa Minha Casa, Minha Vida. O sorteio aconteceu no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, o teatro do Colégio Getulio Vargas, e as famílias puderam escolher o bloco e andar do seu apartamento.  As obras envolveram investimento de R$ 13.376.000,00 através de recursos federais, com o Governo Municipal doando o terreno.

“Foi uma emoção muito forte. Agradeço a Deus, orei muito, vou pra lá sem a menor dúvida de que vai ser bom. Agradeço ao prefeito Samuca, porque que ele trabalhou e que Deus o abençoe”, contou Nélia Xavier Guimarães, 68 anos, que mora de aluguel no Santo Agostinho e foi contemplada.

Neste empreendimento estão sendo realocadas 35 famílias que residiam em área de risco e tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil com risco iminente de desabamento nos anos de 2017 e 2018. As seis primeiras unidades foram sorteadas para famílias que tiveram que ser realocadas de outras unidades, conforme Portaria 488/18. Logo em seguida, foram sorteadas as unidades habitacionais destinadas a pessoas com deficiência, como determina a legislação, que corresponde a 3% do total das moradias. O terceiro sorteio, que corresponde também a 3% das unidades habitacionais, foi destinado a pessoas idosas, como determina o Estatuto do Idoso.

O prefeito Samuca Silva realizou os primeiros sorteios e destacou a parceria com a Caixa Econômica Federal. “Agradeço à equipe que trabalhou por isso e ao pessoal da Caixa Econômica que nos ajudam a cuidar da população. Vamos inaugurar em breve uma Unidade Básica de Saúde no São Sebastião, estou lutando por melhoria na linha de ônibus do bairro. A telefonia fixa já chegou e estamos trabalhando para trazer a móvel. A população merece”, ressaltou Samuca Silva.

“Não conhecia o bairro, fui no dia da vistoria do apartamento e gostei. Com o quê o prefeito anunciou, vai melhorar e ajudar bastante. Está sendo muito emocionante para mim, meu esposo, meus filhos e neta”, afirmou a balconista Taiane Teresa Santos da Silva, de 38 anos, que atualmente mora de aluguel no Vila Brasília e será mais uma moradora do empreendimento.

O Mato Dentro III conta com 176 unidades habitacionais. Seis são adaptadas para pessoas com deficiência. Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e o empreendimento conta ainda com centro comunitário e área de lazer para crianças. As moradias são destinadas as famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, que pagarão prestações de R$ 80 a R$ 270 (conforme a renda), com financiamento da Caixa Econômica Federal.

“É um momento de satisfação para a Caixa. Ficamos felizes com mais uma etapa e a concretização de um sonho. Traz um sentimento de orgulho”, comentou o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Ricardo Molina.

Participaram ainda do sorteio o vice-prefeito e diretor-presidente da Cohab-VR (Companhia de Habitação de Volta Redonda), Maycon Abrantes, o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, e a coordenadora do setor de Moradia Social da Smac, a assistente social Aline Rodrigues. Também estiveram presentes no evento, secretários municipais e representantes de autarquias.

Por Raphael Martiniano e Fátima Santos, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR