Imunização contra gripe começa nesta quarta-feira, dia 10, nas unidades da Atenção Básica; primeira semana é voltada para crianças e gestantes

Volta Redonda segue a orientação do Ministério da Saúde e inicia nesta quarta-feira, dia 10, a Campanha de Vacinação contra Influenza. A imunização contra gripe segue até o dia 31 de maio, sendo o sábado, dia 04 de maio, o Dia D de Vacinação. Em Volta Redonda, a vacina estará disponível em todas as 44 unidades da Atenção Básica, das 8h às 17h. As doses também serão aplicadas na Policlínica do Idoso, no Jardim Paraíba; Policlínica da Mulher e no CDI (Centro de Doenças Infecciosas), ambos no Aterrado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Milene Paula de Souza, alerta que a primeira semana de vacinação, entre os dias 10 e 18 de abril, é voltada para um público específico. “Nos primeiros dias de campanha, devem se vacinar as crianças de seis meses até cinco anos e as gestantes”, avisou, lembrando que nesse período também será realizada atualização da Caderneta de Vacinação dessas crianças.

A partir do dia 24 de abril (quarta-feira) até 31 de maio, começa a vacinação de todos os grupos prioritários que inclui as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); o trabalhador da área de saúde; professores; pessoas com 60 anos ou mais, apresentando documento para comprovação de idade; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; povos indígenas; população e funcionários do sistema prisional.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, informa que o objetivo da imunização contra gripe é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. “Todos os moradores que fazem parte dos grupos de risco devem procurar uma das 44 unidades de saúde da Atenção Básica ou as policlínicas do Idoso e da Mulher para se vacinar”, afirmou.

O prefeito Samuca Silva pede que a população alvo da campanha procure a unidade de saúde mais perto de casa. “Vacinação é sinônimo de prevenção. Como cidadãos, podemos ajudar a divulgar a campanha, conversando com vizinhos, no trabalho e utilizando as redes sociais”, disse.

Por Renata Borges – Secom/VR