A Prefeitura de Volta Redonda publicou, em fevereiro, o Edital de Chamamento Público para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do sistema de bicicletas compartilhadas do Município. Neste primeiro momento, serão identificados os interessados em apresentar estudos e projetos para a implantação, operação e manutenção do serviço em toda a cidade.

A implantação do Sistema faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município que tem como objetivo promover a bicicleta como meio de transporte na cidade. A proposta é que as bicicletas compartilhadas sejam utilizadas como uma opção de transporte, com a vantagem de ser mais saudável e sustentável.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, explica que a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas, por meio de parcerias, visa buscar alternativas de transporte oferecendo serviços de qualidade para os cidadãos. “A implantação desse sistema de bicicletas públicas visa incentivar o uso desse meio de transporte, desafogando o trânsito da cidade, principalmente nos grandes centros comerciais. Além de ser um diferencial para o município, esse sistema de bicicletas compartilhadas é um incentivo para práticas sustentáveis que impactam diretamente na mobilidade urbana”, disse o secretário.

Maurício Batista explica que o chamamento para a implantação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas é a primeira fase da Parceria Público Privada que será firmada. “A empresas vão apresentar os estudos técnicos para a estruturação do projeto, que serão aprovados ou não pela administração municipal”.

Segundo o Secretario Municipal do Gabinete de Estratégia Governamental, Claro Mariano, o credenciamento será permanente e pode ser feito a qualquer momento, de 9h às 12h e de 14h às 17h. “Esse chamamento vem possibilitar que empresas interessadas possam participar de projetos voltados para a melhoria na prestação de serviços públicos na cidade. O Edital poderá ser obtido pelos interessados, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br, disse o secretário.

O prefeito Samuca Silva destaca que incentivar o uso desse meio de transporte é fundamental para a mobilidade urbana da cidade. “Esse sistema já é um sucesso nas grandes cidades e agora vamos implantar em Volta Redonda. A ideia é oferecer aos moradores, turistas e trabalhadores um meio de transporte para que possam se locomover pela cidade a um custo baixo, evitando o uso de carros e sem a necessidade de comprar uma bicicleta”, disse o prefeito.

O pedido de credenciamento e a documentação de qualificação deverão ser entregues na Central Geral de Compras, na Praça Sávio Gama, 63, Aterrado – Volta Redonda, de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Por Fátima Santos -  SecomVR