Mais de 2 mil crianças estão participando do Projeto "Volta Redonda Além do Aço"

Os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de Volta Redonda estão participando de uma gincana cultural. Mais de 2 mil crianças de 21 escolas municipais estão envolvidas no projeto “Volta Redonda Além do Aço". A cada semana a escola realizará uma tarefa que estará num envelope lacrado para ser aberto juntamente com a turma. Dentro do envelope haverá a tarefa principal, uma charada e orientações para o professor com sugestões e encaminhamentos.

Essas atividades geram uma pontuação durante o semestre. As três primeiras turmas que obtiverem maior pontuação receberão uma premiação: um kit de brindes e um passeio pela cidade com direito a um café com a secretária municipal de Educação.

De acordo com o professor da SME e organizador da gincana, Douglas Lucas, o objetivo é trazer conhecimento de forma lúdica para os alunos. “A ideia é mostrar para as crianças como fotos, objetos e documentos são fontes históricas que auxiliam no conhecimento da história do município. Dessa maneira elas conseguem perceber que todos nós somos agentes históricos, que fazemos parte da História. E tudo isso através de uma atividade lúdica que também diverte”, explicou Douglas.

Em julho, mês do aniversário de Volta Redonda, será realizado uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante a gincana. E ainda será criado um museu temporário, que será montado com os materiais adquiridos pela gincana.  A finalidade deste museu é materializar os conhecimentos adquiridos pelos alunos por meio de suas pesquisas, valorizando a participação dos moradores que, em seu cotidiano, constroem a história da cidade.

De acordo coma secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, o projeto “Volta Redonda Além do Aço” vem despertando nos professores e alunos participantes o interesse em saber mais da cidade, da história das pessoas que construíram a cidade. Para ela, as atividades que acontecem fora do contexto escolar e que integram o projeto contribuem para que se fortaleça o sentido de que há muito a ser oferecido à população no que se refere à história de Volta Redonda.

“É uma honra ter a oportunidade de contribuir para incentivar alunos e professores a descobrirem novidades sobre essa cidade que se tornou conhecida pelo aço aqui produzido e que, chegando aos 65 anos de idade, mostra-se cada vez mais jovem e preparada para o futuro”, disse Rita.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o ensino de forma lúdica pode ajudar muito no desenvolvimento e aprendizado. “Cada vez está mais difícil prender a atenção das crianças e jovens. Então toda forma criativa de ensino é válida”, comentou o prefeito.

Por Secom VR, com fotos de Divulgação