Secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda visita Comitê Paralímpico Brasileiro

Espaço conta com instalações que servem para treinamentos, competições e intercâmbio de atletas e seleções

A secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, realizou na última semana uma visita técnica ao Comitê Paralímpico Brasileiro que fica no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. A ação teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento e também desenvolver parcerias entre a prefeitura, a SMEL e o Comitê Paralímpico.

Segundo o diretor do Comitê Paralímpico Brasileiro, Davi Costa, a visita da secretária foi muito importante para traçar objetivos para o futuro da pessoa com deficiência na cidade.

“Ficamos muito felizes em receber a secretária. Ficou aberta uma grande possibilidade envolvendo a prefeitura e o comitê, em uma parceria que pode alcançar a oportunidade de capacitar todos os professores do município e dar a esse profissional, que atua dentro da Educação Física e Educação Especial, uma possibilidade de promoção da inclusão e acesso a atividade física e diversos cursos da educação paraolímpica. A cidade pode se tornar quem sabe, um centro referência”, disse.

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro tem instalações esportivas que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de cinco (para cegos), futebol de sete (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, enfatizou que a visita técnica só tem a agregar as ações que a SMEL já vem desenvolvendo. “Queremos desenvolver ainda mais nossos projetos que visam aumentar a inclusão da pessoa com deficiência em nossa cidade. Essa parceria é muito importante para que possamos desenvolver esse trabalho e capacitar nossos profissionais”, disse.

Além de toda a estrutura e área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. No Centro de Treinamento funciona a sede administrativa do Comitê Paralímpico Brasileiro, onde trabalham mais de 200 profissionais de diversas áreas.

O prefeito Samuca Silva, destacou que a visita da secretária só tem a acrescentar nos projetos que a SMEL desenvolve. “Fora a possibilidade de uma parceria entre a prefeitura e o Comitê Paralímpico, a visita da secretária também acrescenta nas ações que a SMEL já vem desenvolvendo junto à pessoa com deficiência em Volta Redonda. No ano passado, realizamos os Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede) trabalhando a inclusão e estimulando as práticas esportivas”, falou.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação