Palestra para funcionários da Prefeitura de Volta Redonda foi realizada nesta quinta-feira, dia 25, no Auditório da Seplag

Funcionários de diversas secretarias municipais, ocupando diferentes cargos, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 25, da palestra “Cidadania e Políticas Públicas” de incentivo à criação de políticas públicas da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda, realizada no Auditório da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag). A exposição abordou a importância das políticas públicas de qualidade e do serviço público efetivo para acompanhar as transformações sociais da atualidade.

Entre os participantes estava o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) de Volta Redonda, Márcio Lins. Ele aprovou a iniciativa e ressaltou a importância de abordar o tema “Políticas Públicas”. “Estou muito feliz com a palestra, está sendo muito proveitoso. Minha experiência profissional vem de 40 anos de atuação na iniciativa privada e abordagens como a de hoje me aproximam ainda mais da realidade do serviço público e ajudam a homogeneizar a linguagem do grupo”, falou.

O gerente de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Rafael Castilho Santos, também assistiu à palestra. “Fiquei sabendo da capacitação pelo site da Escola de Governo, onde costumo navegar para ficar sabendo dos cursos disponibilizados. Além disso, conheço o palestrante e sei de sua experiência no serviço público. O tema me atraiu por conta do cargo que ocupo agora, tenho que treinar a pensar políticas públicas para o esporte”, disse.

A palestra desta quinta-feira, dia 25, foi ministrada pelo professor Anderson Couto, que é graduado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e é servidor público da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) há 23 anos.

De acordo com o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Enock Azevedo, uma política pública bem elaborada gera impactos positivos no dia a dia da cidade. “Uns dos objetivos da palestra era mostrar que o servidor é responsável por manter o direito de todos os cidadãos-usuários do serviço público”, disse Enock.

O diretor de Modernização da secretaria, Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, informou que as inscrições para os cursos podem ser feitas pelo site www.voltaredonda.rj.gov.br/egg. A escola tem ainda um número de whatsapp, o (24) 99821-8780 para repassar informações ao funcionário.

“Na página estão informações sobre todos os cursos programados pela escola para o próximo quadrimestre. Além de tratar de políticas públicas, haverá capacitação para análise e melhoria dos processos organizacionais e cursos pela Escola de Contas e Gestão do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro)”, contou Igor.

Os próximos cursos, programados para iniciar no mês de maio, serão ministrados pelo TCE. Nos dias 16 e 17 de maio, o tema abordado será “Instrumentos de gestão do SUS”. Já as capacitações sobre “Contratação e Fiscalização de Obras Públicas” e “Análise e Melhoria de Processos Organizacionais” serão à distância e iniciam no dia 1º de maio e as aulas presenciais estão marcadas para dia 14 de junho, na sede da Escola de Governo e Gestão, que ainda será inaugurada, na antiga Escola Estadual Acre, no bairro Siderópolis.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembra que implantou a Escola de Governo e Gestão, há dois anos, para manter os funcionários em capacitação permanente. “Cerca de 1,5 mil funcionários já passaram por capacitação na escola. Esse é uma maneira de valorizar os servidores do município, além de melhorar funcionamento da prefeitura como um todo. Com a melhoria dos procedimentos internos, conseguimos melhorar toda gestão”, disse Samuca.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR