Ideia surgiu após reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, reuniu na tarde desta terça-feira, dia 30, um grupo de secretários municipais das áreas de educação, tecnologia, planejamento e inovação e comunicação, além de representantes da UFF (Universidade Federal Fluminense) para propor a criação de projetos na área de ciência e tecnologia no município.

A ideia surgiu após visita ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na última semana, em Brasília. Durante encontro, na Capital, o prefeito tomou conhecimento da abertura de editais que podem financiar esses projetos que trarão inovação em diversas áreas.

De acordo com Samuca, o objetivo é envolver essa equipe multidisciplinar na criação desses projetos. “Me comprometo a buscar o financiamento junto ao governo federal para poder executar as ideias que surgirem e deixar um legado para Volta Redonda”, disse, lembrando que é importante que as ideias revertam em inovação e melhoria no serviço público.

Neste encontro com os secretários municipais de Educação, Rita Andrade; de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock de Azevedo; e de Comunicação, Adriano Lizarelli; o presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Matheus Cruz; o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Waldyr Bedê; e representantes do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF já foi definida a data para outra reunião.

O próximo encontro será na próxima quinta-feira, dia 02, na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Niterói. É uma orientação do prefeito Samuca que, a partir dos próximos encontros, outras universidades de Volta Redonda sejam convidadas a participar da criação dos projetos que podem ser o início do Programa Municipal de Ciência e Tecnologia.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR