Projeto envolveu alunos do ensino fundamental e médio, de 58 escolas

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Volta Redonda participaram, nessa quinta-feira, dia 16, da cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do 1º concurso de cartazes sobre trabalho seguro, realizado através de uma parceria entre a secretaria municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho. Segundo os organizadores o objetivo do concurso foi de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a comunidade escolar a participar de projetos voltados à prevenção de acidentes de trabalho, fortalecendo a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, além desenvolver a criatividade e a relação simbólica entre as linguagens verbal e não verbal.

Para a Maiana Macedo Fernandes da Silva, procuradora do trabalho e responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente do Trabalho do Ministério Público, o projeto além de despertar a criatividade dos alunos, é um instrumento de conscientização. “Uma colega desenvolveu esse projeto em Roraima e achei interessante trabalhar essa parte da conscientização. Como fico lotada em Volta Redonda pensei em convidar o município para desenvolver essa parceria. E com base em multas de termo de ajuste de conduta e ações judiciais a gente consegue comprar tablet e fazer premiações como fizemos hoje”, explicou à procuradora.

Cleonice de Oliveira Adriano, professora do 5ª ano da Escola Municipal Jesus Menino, destaca que o tema é envolvente e que precisa ser discutido em sala de aula. “É na mão deles que está o futuro. Conversamos sobre o tema na sala de aula e eles foram se interessando. Na minha turma, quinze alunos participaram e a Roberta acabou sendo uma das vencedoras”, disse a professora.

Para Claudia Regina dos Santos Costa, mãe da Roberta, uma das vencedoras do concurso, esse prêmio demonstra que a escola e a família estão caminhando juntas e trabalhando temas muito importantes para a sociedade. “Esse tipo de parceria desperta a motivação dos alunos em olhar para a questão da segurança e do coletivo. Através da pesquisa que minha filha fez junto com a professora, elas começaram a ver coisas que poderiam melhorar dentro da escola. Foi um trabalho que todos os alunos se envolveram muito", disse Claudia.

A aluna Roberta Costa dos Santos, de 10 anos, da Escola Municipal Jesus Menino, uniu a habilidade de desenhar com a vontade de participar do concurso. “Eu quis participar porque gosto muito de desenhar e fazer frases de efeito. Então, quando vi a oportunidade de participar desse concurso não pensei duas vezes. Fiquei muito feliz em saber que fui uma das escolhidas”, disse Roberta.

O projeto envolveu alunos do ensino fundamental e médio, de 58 escolas, segundo a secretaria municipal de Educação, Rita Andrade. “É uma parceria importante, pois trabalha a conscientização da criança e do adolescente antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho”, disse a secretaria.

Para o prefeito Samuca Silva, parcerias com essa ajudam a administração municipal a formar cidadãos mais conscientes. “Esses alunos são multiplicadores e, cada vez, que participam de iniciativas com essa eles levam para a sua comunidade o que aprenderam em sala de aula. O resultado são alunos mais conscientes”, disse o prefeito.

Os outros dois alunos que também receberam prêmios foram Isabelle Mariano da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Tocantins e Maicon Brendon de Souza Silva, 17 anos, aluno do Colégio Getúlio Vargas.

Por Fátima Santos, com fotos de divulgação - SecomVR