Doação do espaço contou com a interferência do poder público junto a direção da empresa

O secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Marcus Vinicius Convençal, participou na tarde desta quarta-feira, dia 22, da entrega da sala de reuniões para o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda). A sala fica no Restaurante Popular, na Avenida Integração, no Aterrado, onde os conselheiros poderão se reunir mensalmente para um balanço das atuações na fiscalização e avaliação de estudos de políticas públicas para o setor da alimentação.

O secretário, que estava acompanhado da vice-presidente do Consea e sua suplente no órgão, Cristiane Seabra, e do subsecretário de Ação Comunitária, Rodolfo Levenhager, falou dos avanços das políticas públicas e da necessidade do órgão, que tem a maioria de representantes da sociedade civil ter um local para as suas reuniões. Ele também elogiou a disposição dos representantes da empresa terceirizada que dirige o Restaurante, considerando muito positivo o funcionamento do órgão na fiscalização dos serviços, para assegurar a qualidade da alimentação consumida.

“A política de segurança alimentar influência diretamente a questão da saúde pública. É um compromisso do governo Samuca Silva em avançar as políticas públicas no município com a sua gestão. Uma melhor qualidade de alimentação para a população faz parte do trabalho de fiscalização do Consea que precisava de um local para as suas reuniões”,   comparou o secretário.

O prefeito Samuca Silva descreve a importância do Conselho Alimentar ter uma boa condição de trabalho. “O Comsea, como órgão consultivo e fiscalizador, funcionando dentro do Restaurante Popular, é a garantia de uma alimentação de quantidade e de boa qualidade servida aos clientes do restaurante. Facilitar ou oferecer condições dignas de trabalho aos conselheiros é o nosso dever em função do interesse público”, afirma o prefeito.

O presidente do Conselho, William de Carvalho, considerou essencial o espaço conquistado dentro do Restaurante Popular. “Vai favorecer muito o nosso trabalho, porque precisamos nos reunir mensalmente, todas as segundas quartas-feiras do mês para desenvolver o que nos propomos a fazer em políticas públicas. Queremos agradecer ao prefeito Samuca e ao Secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius, na conquista deste espaço”, enfatizou.

A integrante do Conselho, Neiva Fernandes, representante da Associação Voluntária Grupo da Vida, com sede na Água Limpa, se disse satisfeita com o espaço. “Muito bom ter uma sala, agora me sinto realmente reconhecida como representante de uma entidade, por termos um local que iremos nos reunir mensalmente para tratar da alimentação. Temos a agradecer o apoio recebido”, concluiu.

Recentemente o Comsea recebeu a doação de sete toneladas e 69 kg de alimentos não perecíveis, recolhidos pelo comércio e entregues através da Associação Comercial, alimentos recolhidos no último Liquida VR. Os alimentos foram doados para 27 entidades beneficentes, cabendo a cada uma cerca de 250 kg de alimentos, informou William de Carvalho. O Conselho tem 20 titulares, 20 suplentes e 10 pessoas representando o governo municipal.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas, SecomVR