Secretaria municipal de Cultura ocupa escolas durante uma semana para aproximar os alunos das atividades e espaços culturais

 

Durante toda essa semana, o projeto ‘Escola Tem Cultura’, da secretaria municipal de Cultura, esteve na Escola Municipal Doutor João Paulo Pio de Abreu, em Volta Redonda, com o objetivo de aproximar os alunos das atividades e espaços culturais da cidade. No projeto a SMC ocupa a escola durante uma semana, difundindo a programação cultural, a importância dos espaços culturais e proporcionando ao aluno um contato com artistas da cidade, abrangendo cinco linguagens diferentes, uma em cada dia da semana.

 

Esse ano, a ideia é passar nas 10 escolas municipais que atendem do 6° ao 9° ano. Já foram três contando a Escola Municipal Tocantins, a Escola Municipal Marizinha Felix T. de Lima e a Escola Doutor João Paulo Pio de Abreu.

 

A secretária da pasta, Aline Ribeiro, explicou que esse projeto é muito importante para levar até os jovens diferentes formas de cultura. “Muitas crianças e adolescentes, especialmente as de bairros periféricos, nunca frequentaram os espaços culturais ou nunca tiveram contato com as diferentes linguagens artísticas. Então de segunda a sexta, no horário do recreio, o aluno conhece uma Cia de teatro, uma banda, artistas de dança, rap e grafite”, explicou Aline.

 

A Gerente de projetos da SMC, Juliana Dorotéia, acrescentou que outro objetivo alcançado é a formação de público para esses artistas da cidade, que são selecionados por edital com critérios específicos para se apresentar nas escolas. “É uma via de mão dupla, porque o projeto também contribui para a carreira desses artistas”, pontuou.

 

No horário do recreio os alunos assistiram a apresentações culturais: segunda teve teatro; Terça teve Breaking, que é uma modalidade de Dança muito presente no mundo e com fortes representantes na região; Quarta foi o dia de Rap com os MCs Thiago Elniño e Ju Dorotea. O Rap traz a tona a poesia, literatura e música; Quinta foi Música instrumental, com Leandro Vilela (guitarra) e Martché (violão) e nesta sexta-feira, dia 24, representando as artes plásticas o artista Jeferson Arantes, grafiteiro da região realizou ao vivo um grafite no pátio da escola, marcando o colégio com cores e desenhos.

 

O aluno Ricardo do Vale, de 14 anos, avaliou como positivo esse projeto e que adorou aproveitar as atividades oferecidas. “Durante toda a semana conhecemos diversas culturas que nos inspiram e nos emocionam. Muito boa a experiência”, disse.

 

Fora o recreio cada turma recebe uma oficina de 50min em sala de aula com o arte educador Thiago Elniño, que é rapper e pedagogo e levou um debate sobre cultura como instrumento de transformação do contexto e como profissão.

 

O prefeito Samuca Silva, disse que essa é a segunda edição do projeto e que ano passado teve um grande sucesso percorrendo todas as escolas da FEVRE. “Toda forma criativa de ensino é válida. Estamos fomentando nesses jovens a vivencia com diversos ambientes culturais para direcioná-los na vivencia do mundo”, finalizou Samuca.

 

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - SecomVR
Pin It