Diversas atividades agitaram quem estava na Radial Leste

As pessoas que foram caminhar, correr ou apenas conversar na Rua de Lazer, neste domingo, dia 02, na Radial Leste no bairro Aeroclube, encontraram muito movimento com várias atividades ocorrendo no local, que fica fechado para o trânsito todos os domingos. Foram realizadas diversas atividades, a partir das 08 horas, como alongamento, caminhada, aeróbica, ginástica de trampolim, Taekwondo, futebol e recreação.

“Estamos em mais uma Rua de Lazer e neste domingo com atividades muito especiais. Integramos outras secretárias para proporcionar a população atividades físicas de qualidade e pensando na saúde de cada pessoa. Esse é um espaço público, orientado pelo prefeito Samuca Silva para dar a população, bem estar e qualidade de vida”, destacou a secretária da Smel, Maria Paula Tavares.

A secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, organizou o Projeto Eu me amo, Eu me protejo para demonstrar técnicas de proteção e defesa que as mulheres podem levar para o dia a dia e evitarem situações constrangedoras.

A Secretária Dayse Penna esteve no local e comentou sobre a importância desse projeto. “É muito interessante a gente poder trazer para a Rua de Lazer, o que já fazemos em nosso ginásio de artes marciais. Nós queremos fazer com que as mulheres de Volta Redonda saibam que existe um projeto que cuida para que ela entenda como vai se defender em alguns espaços de vulnerabilidade. Além disso, em nossos projetos temos a parte inclusiva, acolhendo pessoas com necessidades especiais, o que é muito importante e um diferencial ”, comentou Dayse, convidando as pessoas a conhecerem o projeto que acontece toda as terças e quintas-feiras às 07h e às 19h, no ginásio do Retiro.

A secretaria Municipal de Meio Ambiente também esteve presente na Radial Leste neste domingo. Diversas mudas de Angico Vermelho, uma espécie apropriada para o local, foram plantadas na avenida e até o final da semana, outras 40 irão completar o espaço. Essas mudas já fazem parte do programa municipal de arborização que a SMMA está implantando em todo município, com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e ecologicamente correta.

Os grafiteiros do Programa #VR Colorida, implantado pelo Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), também deixaram suas marcas pelos muros da Rua de Lazer. Ao todo serão mais de 50 grafites espalhados pelo local e que são registrados por grafiteiros da cidade proporcionando um ambiente mais alegre e descontraído.

O Prefeito Samuca Silva incentiva todo e qualquer tipo de atividade que a população queira realizar na Rua de Lazer e que traga benefícios para a população. “Estamos constantemente planejando e incentivando atividades para que cada morador de Volta Redonda possa usufruir de práticas esportivas e de lazer nos espaços públicos. Quando incentivamos os esportes, atividades físicas e projetos de segurança para as mulheres entre outros, também estamos beneficiando a saúde das pessoas. A Rua de Lazer é um espaço para a população. As pessoas devem ocupar cada vez mais esse local de todas as formas”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR