Quinta edição terá o tema ‘Volta Redonda, da Economia à Ecologia” e população está convidada a participar dos debates

Concluindo a série de ações comemorativas à Semana do Meio Ambiente, Volta Redonda vai sediar na próxima sexta-feira, dia 7, e no sábado, dia 8, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.  Com o tema “Volta Redonda, da Economia à Ecologia”, o evento acontecerá no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado.

A solenidade de abertura será realizada às 19h de sexta-feira, com a presença do prefeito Samuca Silva e do secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, que vai ministrar uma palestra com o tema do evento.

“A conferência é o momento em que a população pode saber o que está acontecendo no meio ambiente da cidade e propor soluções. Portanto, a população deve participar conosco e esta convidada”, explicou o secretário.

No sábado, a programação vai contemplar a formação de grupos de trabalho com temáticas e a eleição para membros e delegados do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Dentre as atribuições do Comdema, estão: elaborar, aprovar e acompanhar a implementação da Agenda Municipal do Meio Ambiente, a ser proposta aos órgãos do SISMAM (Sistema Municipal de Meio Ambiente), recomendando os temas, programas e projetos considerados prioritários para a melhoria da qualidade ambiental e o desenvolvimento local sustentável.

O prefeito Samuca Silva afirmou que é muito importante a participação da população na conferência, que será um evento fundamental para a defesa e preservação do meio ambiente para as atuais e futuras gerações.

“Estamos investindo em preservação e criação de áreas verdes, temos diversos projetos para incentivar o cuidado com o nosso meio ambiente, como o novo programa de arborização urbana, e agora convidamos a sociedade a construir junto uma cidade cada vez mais verde”, frisou Samuca Silva.

Confira a programação da conferência:

DIA 7 DE JUNHO (sexta-feira)

19h – Abertura oficial;

19h30 – Solenidade de abertura - composição da mesa com autoridades presentes;

20h – Palestra de abertura com Maurício Ruiz - tema “Volta Redonda, da Economia à Ecologia”;

21h – Término.

DIA 8 DE JUNHO (sábado)

8h – Credenciamento;

8h30 - Divisão de grupos e temática:

– Agenda Verde – (gestão das florestas e da biodiversidade), diagnóstico e proposta mínima de planejamento;

– Agenda Azul – (gestão das águas e do saneamento ambiental), diagnóstico e proposta mínima de planejamento;

– Agenda Amarela – (gestão da educação ambiental e da construção da agenda 21), diagnóstico e proposta mínima de planejamento;

– Agenda Branca – (gestão da informação, fortalecimento institucional do município para a capacitação de recursos), diagnóstico e proposta mínima de planejamento;

11h30 – Intervalo para almoço;

13h – Plenária com apresentação dos resultados;

15h - Processo de eleição para delegados e membros;

19h – Encerramento.

O auditório do UGB fica na Rua Deputado Geraldo Di Biase, nº 81, bairro Aterrado, Volta Redonda.

Por Raphael Martiniano / SecomVR