Com enfoque no Teste do Pezinho cerca de 100 funcionários da rede municipal de saúde foram capacitados

A secretaria de Saúde de Volta Redonda promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 26, uma capacitação em triagem neonatal com enfoque no Teste do Pezinho para os funcionários da rede municipal de saúde. A ação aconteceu na UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), realizada pelo Setor de Saúde da Criança – DATES/SMS, em parceria com a secretaria Estadual de Saúde e a Apae-RJ.

“Além dos profissionais de Volta Redonda, tivemos a presença de profissionais da região do Médio Paraíba. Em 2018, foram capacitados cerca de 30 funcionários das unidades de atenção básica do município e com esta nova qualificação, teremos profissionais habilitados em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde do município e também profissionais do Hospital São João Batista (HSJB)”, informou a Coordenadora do Setor de Saúde da Criança, Patrícia Selvati.

A coordenadora do Serviço de Triagem Neonatal da Apae-RJ, Dra. Eulália Cristina Dantas, contou que está fazendo esta capacitação em vários locais. “Nós colocamos agora em todos os municípios a capacitação em triagem Neonatal, desde a coleta até a entrega do resultado, que pode ser pego online”, contou.

“A intenção é capacitar o máximo de pessoas que trabalham diretamente com a população, para que elas possam explicar a importância do teste do pezinho”, complementou o diretor médico da Apae-RJ, Dr. Fernando Leyendecker Rocha. Ele informou ainda que atualmente o resultado do exame leva uma média de cinco dias para ficar pronto.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, é necessário frisar a importância da realização do exame.“É imprescindível dizer quanto o serviço evoluiu, tanto na qualidade do material coletado quanto na agilidade de entrega dos resultados, é uma política pública efetiva na prevenção e diagnóstico precoce de doenças em que é possível tratamento e melhoras no quadro com acompanhamento médico”, disse Alfredo.

Para o prefeito Samuca Silva, a prevenção é uma prioridade no municipio. “Em Volta Redonda, o Teste do Pezinho esta disponível em todas as unidades de atenção básica e também no HSJB, para os bebês que permanecem sob cuidados hospitalares, após o nascimento”.

Sobre o exame:

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, o material é coletado pelo seu calcanhar, por isso sendo apelidado como "pezinho" e, com uma só amostra, é possível detectar até seis doenças. Cabe ressaltar a importância do exame para o diagnóstico precoce de doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos e que podem comprometer seu desenvolvimento, como fenilcetonúria, deficiência de biotinidase, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e anemia falciforme. É um exame realizado por um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-RJ) desde 2017.

As mães e pais de Volta Redonda podem acessar o resultado do Teste do Pezinho de seus filhos online pelo link https://www.saude.rj.gov.br/testedopezinho  o endereço é fornecido no canhoto que os responsáveis recebem no momento da coleta.  Dentro de casa e até mesmo na palma da mão, pelo celular, o resultado pode ser acessado, agregando agilidade ao processo de diagnóstico e tratamento das alterações detectadas.

Por Ana Maria com fotos de Evandro Freitas    -    Secom VR