Tema ilustrou mais uma edição do projeto ‘Tarde do Saber’, exclusiva para funcionários

Funcionários da Prefeitura de Volta Redonda participaram na tarde desta quinta-feira, dia 04, no Auditório da PMVR, de mais uma edição do projeto “Tarde do Saber”, que é um módulo da Escola de Governo e Gestão do município. A palestra “Siderurgia para não siderurgistas – conhecimento básico da siderurgia industrial” foi ministrada pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Márcio Lins, que atuou na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), chegando a ocupar o cargo de diretor Executivo da empresa.

Ele explicou que a exposição para os funcionários da prefeitura é uma versão condensada de um curso ministrado pela Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. “Em três horas, pretendo aguçar a curiosidade sobre o assunto e ampliar o conhecimento por meio dos questionamentos que devem surgir da plateia", falou Márcio Lins.

“O objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre a siderurgia, que é a mola mestra da economia local, é a origem econômica de Volta Redonda e promoveu o crescimento da região. Além de aumentar a cultura a respeito da principal indústria do município, que a CSN”, completou, acrescentando que esse conhecimento pode gerar uma visão mais crítica e pontos de oportunidades e crescimento.

O secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, afirmou que o presidente do IPPU, Márcio Lins, que tem 41 anos de siderurgia, sendo 40 na CSN, o procurou com a sugestão do tema para a “Tarde do Saber”, que foi prontamente aceito. “O nosso objetivo é agregar conhecimento sobre a história da cidade em que atuamos”, disse, avisando que existe a possibilidade da palestra ser levada separadamente para as secretarias.

O assessor Técnico da Secretaria Municipal de Fazenda, Flávio Costa, que estava na plateia, aprovou a escolha do tema. “Sou de Barra Mansa e minha família, profissionalmente, atua na área da educação. Então, achei uma ótima oportunidade para conhecer a história de Volta Redonda, que é onde trabalho. Agregar conhecimento é sempre válido, ainda mais com um profissional experiente, que conhece como poucos o assunto abordado”, contou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que implantou a Escola de Governo e Gestão em abril de 2017, afirma que os cursos e palestras promovidos têm como objetivo principal tornar os servidores multiplicadores de suas experiências e assim oferecer serviço público de excelência.

“A dinâmica e o contexto de trabalho da administração pública, no Brasil, vêm passando por mudanças e Volta Redonda sai na frente nesse processo de modernização, provocando uma reflexão sobre como o Servidor Público é peça fundamental para a garantia da cidadania e de direitos”, completou Samuca.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR