Profissionais da atenção básica participaram do encontro que contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais da saúde e ampliar a forma de abordagem da saúde da população masculina, foi realizada nessa segunda-feira, dia 15, a ‘Oficina de Lançamento do Guias Consulta Pré Natal do Pai Parceiro e Guia da Saúde do Homem’. O lançamento, que aconteceu no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biasse (UGB), foi realizado por dois coordenadores da Saúde do homem do Ministério da Saúde, Cícero Airton e Michelle Leite. Além de Volta Redonda, outras cidades do Sul Fluminense como Três Rios, Paraíba do Sul, Valença, Vassouras, Mendes, Barra Mansa e Pirai, também participaram do encontro.

O prefeito Samuca Silva enfatiza que é preciso conscientizar os homens sobre a importância do acompanhamento médico. “É importante esse acompanhamento para que as doenças sejam detectadas antes que estejam em estágios avançados. Dessa forma, podemos diminuir os indicadores de doenças e mortalidades que atingem essa população, uma vez que, no geral, os homens tendem a não se preocuparem diariamente com a saúde, acarretando vários tipos de doenças”, enfatiza o prefeito.

O secretário municipal de Saúde de Volta Redonda Alfredo Peixoto, destaca que é muito importante que os profissionais participem. “Através de iniciativas e parcerias como essa aumentamos as chances de ampliação das ações de estratégias na abordagem da saúde da população masculina. Essa ampliação é tanto da oferta quanto do cuidado”, disse o secretário.

Cícero Airton Brito Sampaio, referência técnica da Coordenação da Saúde do Homem do Ministério da Saúde explicou que esse evento está sendo realizado através da articulação do Ministério da Saúde com a Secretaria Estadual de Saúde e a secretaria municipal de Saúde de Volta Redonda. “Falar da saúde do homem não é tão fácil. Vocês irão ver que não tem como trabalhar a saúde da família se não trabalhar também da saúde do homem. Hoje faremos uma troca. Vamos ouvir as experiências de vocês e as dificuldades que vocês enfrentam no dia-a-dia”, comentou Cícero.

André da Silva, assessor da Superintendência de Atenção Primária em Saúde do Rio de Janeiro, destaca que a Política Nacional de Saúde do Homem é razoavelmente recente. “Ela toca em questões a respeito do acesso do homem ao serviço de saúde, a participação do pai no pré-natal, quais são os agravos mais prevalentes e específicos para a saúde do homem e outras questões que muitas vezes não apareciam. Trabalhar essas situações com os profissionais dos municípios os torna aptos com questões delicadas, que muitas vezes ele não percebe ou tem barreiras de acesso e dificuldade para trabalhar com esse público”, disse o assessor.

O Agente Comunitário de Saúde do município de Mendes, Cleber Pereira de Lima, também estava participando da oficina. Ele destacou a importância do encontro. “Muitos homens, inclusive eu mesmo, só procuram a saúde quando está precisando mesmo. Precisamos conscientizar os homens a serem preventivos, como as mulheres”, disse o agente.

Para psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Vassouras, Paulo Armando Viana, lembrou que a inclusão dos homens nas políticas publicas de saúde é fundamental. “Essa é uma discussão tão secundarizada e precisamos pensar e discutir mais sobre isso. Nós recebemos o convite para participar dessa oficina e não perdemos a oportunidade”, finalizou.

Por Fátima Santos com fotos de Ronaldo Silva - SecomVR