Prefeitura, em parceria com o UGB, oferece curso para capacitar os inscritos do município para a prova nacional

O curso de capacitação para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será realizado em parceria pela Prefeitura de Volta Redonda e o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase). O objetivo é preparar os candidatos do município para a prova. A aula inaugural será nesta sábado, dia 27, às 8h, no UGB, campus Aterrado.

A iniciativa dá continuidade às ações do 1º Mutirão do Emprego, realizado em Volta Redonda em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, na Ilha São João. Após análise dos resultados do evento, a equipe da prefeitura verificou que a baixa escolaridade dos candidatos era um dos motivos que impedia a inserção no mercado de trabalho.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, lembrou que a prefeitura incentivou a inscrição no Encceja. “Colocamos uma equipe do Na Hora à disposição dos interessados. Os indicadores apresentados no Mutirão do Emprego nos mostram a necessidade de ampliar o nível de escolaridade entre os candidatos”, falou.

De acordo com o secretário de Projetos Especiais e de Captação de Recursos, Carlos Rosa, é com o objetivo de capacitar e formar essa mão de obra disponível no município, que a prefeitura resolver fazer parceria para preparar os candidatos do município para o Encceja. “A maioria não estuda há muito tempo e o curso vai ajudar a fazer uma boa prova e conquistar o diploma”, acredita.

Oitenta e duas pessoas se inscreveram para participar das aulas, sendo que 18 farão a prova para conclusão do ensino fundamental e 64 para conseguir o diploma do ensino médio. As aulas serão sempre aos sábados (27/07, 03/08, 10/08 e 17/08), no UGB, campus Aterrado. Professores da instituição de ensino vão abordar disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências, artes, educação física e técnicas de redação.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, incentivar a participação no Encceja e criar mecanismos para que os candidatos tenham sucesso na prova são os primeiros passos para suprir a necessidade de capacitar a mão de obra existente na cidade. “No mutirão, as pessoas chegavam ao estande da empresa, mas não tinham capacitação para ocupar as vagas. Temos que ajudar a mudar essa realidade”, afirmou Samuca, lembrando que, ainda este ano, Volta Redonda pode realizar o 2º Mutirão do Emprego.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é voltado para estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista. Podem fazer a prova de conclusão do ensino fundamental os maiores de 15 anos e para o ensino médio a idade mínima é 18 anos.

As inscrições gratuitas encerraram no dia 31 de maio e a prova será realizada no dia 25 de agosto. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Por Renata Borges – Secom/VR