Equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura atuou em cerca de dez bairros com capina e limpeza, além do programa Asfalto de Volta

A equipe da Prefeitura de Volta Redonda trabalha diariamente para fazer a manutenção da cidade. Neste fim de semana, funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura se dividiram em grupos para atender as demandas em quase dez bairros diferentes. Entre os serviços executados estavam capina, limpeza, desentupimento de bueiros, revitalização de praça e o programa Asfalto de Volta, uma operação tapa buracos que vai beneficiar todo município.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que investir em serviços de infraestrutura é um compromisso. “Nosso governo está fazendo reformas estruturantes. Mas é preciso pensar no dia a dia do cidadão. Depois de fazer as coisas mais complexas está na hora de fazer a manutenção. Mas isto só é possível por conta do pagamento de dívidas com gestão responsável”, informou.

Os bairros Sessenta, Ilha Parque, Fazendinha e Vila Brasília receberam o serviço de capina e limpeza neste fim de semana. No Belo Horizonte, foram retirados entulhos na Rua 2, atendendo um pedido dos moradores. No condomínio Minha Casa, Minha Vida, no bairro Três Poços, a prefeitura atuou com roçada do terreno e retirada de lixo e entulho do local.

As equipes de infraestrutura ainda intensificaram a operação tapa buracos, prevista pelo programa Asfalto de Volta, implantado no último 28 de maio em Volta Redonda. Neste fim de semana os bairros beneficiados foram Siderlândia e Santa Rita do Zarur, além de algumas avenidas que têm circulação de ônibus.

O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, explicou que a escolha dos locais para implementar a operação tapa buracos é feita com ajuda do aplicativo Fiscaliza VR. “As associações de moradores fazem as solicitações e identificando as prioridades enviamos a equipe para o local”, disse, acrescentando que a ação melhora a mobilidade urbana no município.

Ele ressaltou que o Asfalto de Volta vai realizar o recapeamento asfáltico em toda a cidade. “Nós já fizemos aproximadamente 5 mil m² de tapa buracos, que equivale a mais de 500 toneladas de asfalto”, contou Toninho, lembrando que neste fim de semana, a equipe era formada por cerca de 200 funcionários, que contaram com apoio de quatro retroescavadeiras e 22 caminhões.

VILA SANTA CECÍLIA – O bairro, que abriga um dos principais centros comerciais de Volta Redonda, passa por revitalização desde o último dia 02 de julho e também recebeu a equipe de infraestrutura no fim de semana. Funcionários da prefeitura realizaram serviços de limpeza, pintura, manutenção nos bancos e tratamento paisagístico na Praça Juarez Antunes.

A moradora do bairro Santo Agostinho, Dalila dos Santos Martins, que estava com o filho Cauã, de dez anos, disse que passou a frequentar a praça recentemente, pois está fazendo aulas em uma autoescola próxima. “Venho sempre com meu filho e ter um lugar limpo e bonito para ele brincar é muito bom”, falou.

Na próxima semana, está previsto o início da revitalização do largo entre o Edifício Cecisa I e a sede da Caixa Econômica Federal. O local vai receber reparos no piso, recuperação dos bancos, tratamento paisagístico e um novo projeto de iluminação. Ainda está prevista a retirada de um dos quiosques. O objetivo é melhorar a circulação de pedestres, desobstruindo a passagem, deixar o lugar mais claro e assim aumentar a segurança.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves e divulgação – Secom/VR