Atividades aconteceram no auditório da SME e na Escola Municipal Maria José Campos Costa

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nos dias 8 e 9, quinta e sexta-feira, uma formação continuada para Prova Brasil, destinada aos profissionais de Português (que atuam nos anos iniciais) e de Matemática (para os que atuam nos anos finais). Mais de 140 pessoas entre professores e supervisores educacionais da SME e da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) participaram da atividade, que aconteceu no auditório da SME, no bairro Niterói e na Escola Municipal Maria José Campos Costa, que fica no bairro Volta Grande I.

A formação foi realizada pela Editora Moderna e, segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, a Prova Brasil é a responsável pela avaliação do ensino do município. “Volta Redonda teve o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da região, e o sexto melhor IDEB entre os municípios do Rio nos anos iniciais. Esse dado é gerado através da Prova Brasil, criada pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas. Essa formação oferecida aos professores da rede é importante para que o município continue a alcançar bons indicies na prova, mostrando que todos os investimentos estão afetando positivamente neste resultado”, disse.

Segundo Cristiane Moura, formadora de matemática do Ensino Médio da Editora Moderna, que realizou as atividades, a formação possibilita ao professor avaliar o rendimento dos alunos. “Realizamos alguns trabalhos simulados para que os professores pudessem ver os avanços e dificuldades dos alunos. E assim ampliar o aprendizado dentro da sala de aula. Melhorando o proficiente dos alunos e suas habilidades, alinhado prática e teoria”, disse.

O prefeito Samuca Silva enfatizou os avanços que o município está tendo no IDEB. “Na última avaliação os dados mostraram que a média dos anos iniciais (5º ano) foi de 5,9 para 6,1 e nos anos finais (9º ano) subiu de 4,2 para 4,8 no município. Isso mostra o nosso compromisso em melhorar ainda mais a educação da cidade e essa formação é fundamental para melhor qualificar o trabalho excelente realizado por esses profissionais da educação de Volta Redonda”, contou.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação – SecomVR