Quase 550 funcionários fizeram cursos oferecidos pelo Departamento de Qualificação e Treinamento da Fevre somente em 2019

A capacitação permanente do funcionário público é um dos compromissos da atual gestão em Volta Redonda. Atuando neste setor, a prefeitura conta com o Departamento de Qualificação e Treinamento da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que entre janeiro e setembro deste ano, capacitou 521 profissionais. O departamento da Fevre trabalha em parceria com a Escola de Governo, implantada em abril de 2017.

Neste ano, a fundação ofereceu quase 30 cursos abordando temas como “Ética e Relacionamento”, “Líder de Alta Performance”, curso para recepcionistas, “Estação de Vivência e Experiência”, “Líder de Portaria e Controle de Acesso”, curso de liderança, curso de informática e “Práticas de Atendimento ao Público”.

De acordo com a diretora do Departamento de Qualidade e Treinamento da Fevre, Cleia Camilo, a capacitação mais recente, para melhorar o atendimento ao público, foi realizada na primeira semana de setembro e atendeu vinte pessoas, representando oito secretarias e autarquias municipais.

“Este curso conduz os funcionários ao conhecimento do atendimento ao cliente, incluindo pessoas com deficiência levando-os a compreender a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Além disso, são abordados princípios da ética no mundo profissional, social e familiar”, explicou Cleia.

Elizabete Teixeira é secretária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e afirmou que o curso de atendimento foi muito importante para sua função. “Aproveitei ao máximo as informações, principalmente sobre o atendimento às pessoas com deficiência, que demandam maior preparação”, disse, avisando que este é o segundo curso que faz na Fevre. “Aperfeiçoamento profissional nunca é demais”.

O auxiliar administrativo do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) do bairro Candelária, Anderson Theodoro Moura, também aprovou a escolha do tema para a capacitação. “Foi ótimo aprender a maneira correta de atender os diferentes tipos de público. É exatamente o que acontece nos CRAS, temos clientes diversos e temos que saber lidar com todos”, falou, afirmando que este foi o primeiro de muitos cursos que pretende fazer para se aprimorar. “Capacitação de graça não tem em todo lugar”, ressaltou.

O presidente da Fevre, Waldyr Bedê, informou que o departamento de Qualidade e Treinamento atende a toda estrutura da prefeitura, secretarias e autarquias, atendendo à solicitação do prefeito Samuca Silva. “Independente do tema abordado, os objetivos são capacitar, preparar, instruir e gerir conhecimento ao Servidor Público, para que ele passe ser mais humano, respeitoso, resoluto e eficiente no atendimento ao público”

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que promover capacitação permanente é uma forma de valorizar o funcionário público e a Fevre tem colaborado para que isso aconteça no município. “Sabemos que a qualificação do servidor é imprescindível para melhorar o atendimento e os serviços prestados ao cidadão”, afirmou Samuca, lembrando que a Escola de Governo, que ganhou sede própria em julho passado, já capacitou quase 1,5 mil funcionários em mais de 40 cursos, somente em 2019.

Por Renata Borges com fotos de divulgação – Secom/VR