Ação do Outubro Rosa, ‘Sábados de Outubro’ atende 60 mulheres toda semana

Outubro Rosa chegou e a Prefeitura de Volta Redonda mobilizou a rede de Saúde para reforçar o combate ao câncer de mama e colo do útero com exames de prevenção. O Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves deu início neste dia 4 ao ‘Sábados de Outubro’, ação que vai realizar 60 mamografias a cada semana.

“Prevenção é o melhor remédio para combatermos o câncer de mama e o de colo do útero. Nossa gestão leva a sério o Outubro Rosa, mês em que intensificamos ações de combate a esta doença que historicamente tem acometido muitas mulheres. Já zeramos a fila para exames de mamografia, mas estamos promovendo reforço dos exames para garantir que todas as mulheres de Volta Redonda possam se prevenir e se cuidar”, destacou o prefeito Samuca Silva.

O Centro de Imagens fica nas dependências do Estádio Raulino de Oliveira. Os exames foram marcados previamente, por encaminhamentos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e da Policlínica da Mulher. “Fiquei impressionada com a agilidade na marcação do exame. Essa ação da Prefeitura nos dá a sensação de cuidado, de carinho. Ter a possibilidade de fazer a mamografia aos sábados ajuda mulheres que, como eu, trabalham e não têm tempo para cuidar da saúde durante a semana”, contou Dine Simeão, que fez o exame neste dia 4.

Além das mamografias, o Centro de Imagens oferece às mulheres de Volta Redonda o musical ‘Sonho Impossível’, apresentado pelo grupo da Academia da Vida e declamação de poesias. No próximo dia 19, a unidade disponibiliza dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas. Durante todo outubro a Prefeitura de Volta Redonda realiza ações de proteção e amparo à saúde da mulher. Na recepção da Policlínica Municipal, as pacientes recebem conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero com apresentação teatral e musicais. Também estamos promovendo campanha de doação de lenços, que serão doados às mulheres em tratamento de câncer.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, destacou a importância de que todas as mulheres que ainda não realizaram exames preventivos busquem a rede de saúde pública. “Reforçamos nossa capacidade de atendimento para o Outubro Rosa. Estamos preparados para atender mulheres de todas as idades com exames preventivos”, disse.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – Secom VR