Reunião entre o Comitê Intersetorial e Grupo de Trabalho voltados para população em situação de rua aconteceu nesta terça-feira, dia 26 com a presença do Prefeito Samuca Silva

Integrar os trabalhos do Comitê Intersetorial de Políticas para População em Situação de Rua e do Grupo de Trabalho que trata do tema foi o objetivo da reunião, que aconteceu nesta terça-feira, dia 26, em Volta Redonda. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) e contou com a presença do prefeito Samuca Silva e de secretários municipais.

Samuca frisou que é fundamental a realização de ações que sejam intersetoriais e que tenham continuidade. “A gente tem que se preocupar com as ações que são desenvolvidas com a população em situação de rua e fazer um atendimento conjunto, incluir os diversos setores da prefeitura para oferecer todas as opções para essas pessoas”, disse.

Durante o encontro também foi apresentado ao grupo o novo secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Ailton da Silva. “Eu estou a disposição de todos. A porta da minha sala está aberta para ajudar. Estamos organizando uma ação em parceria com a SMI e a SMEL, no Retiro, que acolha a população em situação de rua”, afirmou o secretário.

Volta Redonda já oferece assistência especializada para a população em situação de rua. Os atendimentos são ofertados por meio do Centro POP, que proporciona às pessoas nessa situação o acesso à alimentação, higiene pessoal, provisão de documentação civil, atendimento psicossocial e, quando necessário, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

Também são oferecidos na cidade o Serviço de Atendimento ao Migrante que, após o atendimento no Centro POP, oferta a concessão de passagem rodoviária para aos usuários em trânsito; o Serviço de Acolhimento Institucional Abrigo Municipal Seu Nadim, um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, encaminhados pelo Centro POP, com o objetivo de resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia.

Além disso, Volta Redonda conta com o Projeto Superação que, por meio de atividades laborativas e oficinas socioeducativas, visa intensificar as ações prestadas às pessoas em situação de rua, propiciando acompanhamento nas áreas social, de saúde, lazer, cultura, além de proporcionar acesso à renda e autonomia financeira.

Fórum de Direitos Humanos

No dia 12 dezembro será realizado em Volta Redonda o Fórum de Direitos Humanos. A intenção é que sejam apresentados os trabalhos desenvolvidos por cada secretaria na área de direitos humanos e, depois, abrir espaço para que a população seja ouvida. A intenção é que seja criado um documento com as ideias de ações elaboradas no Fórum.

Secom VR, com fotos de Evandro Freitas