Casal de moradores de Volta Redonda doou mudas de árvores que irão ajudar no reflorestamento do município

O aposentado Jorge Bastos, de 90 anos, e sua esposa Aurora Bastos, de 83 anos, fizeram a doação de mais de 300 mudas de Ipê Branco para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). O secretário municipal de Meio Ambiente, Miguel Archanjo da Rosa, destacou que a doação das mudas de árvores irá ajudar no reflorestamento ambiental e que os Ipês serão plantados no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, localizado no bairro Santa Cruz.

– No Parque Natural Municipal há uma área de plantio, onde serão inseridos os Ipês. Essa doação foi muito importante e significativa para nós, e, além disso, irá ajudar muito na preservação ambiental melhorando o aporte de água, o clima e o solo – disse o secretário.

A preservação ambiental sempre esteve presente na vida do casal de aposentados, que mora em Volta Redonda há 64 anos. Após a aposentadoria, as ações de plantio passaram a ser também uma forma de ocupação e terapia, segundo contam. A filha do casal, Beatriz Bastos, afirmou que o exemplo dos pais pode ser seguido de diversas formas por todos na cidade.

Jorge Bastos, com 90 anos de vida recém completados, disse que a preservação da natureza deveria ser abraçada por todos e que essa atitude o ajuda na qualidade de vida. Ele destacou que esse legado está sendo passado para as futuras gerações de sua família.

– A natureza faz parte de nós e devemos preservá-la. Acredito que essa doação vai ajudar o meio ambiente e consequentemente o nosso clima e a beleza da cidade – comentou o idoso.

O prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu o carinho do casal com a cidade. "Esse carinho é um exemplo. Nesse momento de reconstrução da cidade, toda ajuda é muito bem-vinda. Temos de agradecer aos nossos amigos por esta doação, que vai contribuir  para uma cidade melhor no presente e no futuro", disse.

Foto: Geraldo Gonçalves/ PMVR