Representantes do INSS e da UniFOA participaram da reunião no palácio 17 de Julho

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu nesta terça-feira, dia 29, em seu gabinete no Palácio 17 de Julho, o gerente executivo do INSS, Erik Higino, e o superintendente do UniFOA, José Ivo, para discutir a implantação de alguns serviços oferecidos pelo órgão federal, no "Na Hora". Esteve presente, também, no encontro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Quinto, que intermediou a apresentação do projeto para a instituição.

Segundo José Ivo, superintendente da UniFOA, o projeto apresentado surgiu de uma necessidade dos alunos da instituição em ter acesso a uma documentação oferecida pelo INSS. "A bolsa oferecida pela instituição requer o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) que é um dos serviços do INSS e os alunos demandavam um tempo grande e em uma determinada época do ano. O próprio INSS tinha que atender a demanda desses alunos. Então surgiu a ideia de levar o serviço para dentro da UniFOA. Depois disso resolvemos apresentar ao prefeito para levar essas melhorias para a população da cidade", contou.

O gerente executivo, do INSS, Erik Higino, destacou que os serviços que serão oferecidos serão de acordo com que a prefeitura necessitar. “A pessoa pode dar entrada na documentação necessária em qualquer lugar. Isso facilita o serviço e da mais agilidade nos processos. E os serviços serão prestados de acordo com a necessidade da prefeitura”, disse.

Alguns serviços do INSS que serão oferecidos no Na Hora são: Aposentadoria por idade, rural, urbana ou por tempo de contribuição; pensão por morte previdenciária, auxilia-reclusão, amparo assistencial ao idoso, amparo assistencial ao deficiente físico, salário maternidade, certidão de tempo de contribuição, cópia de processos, extratos previdenciários, revisão de benefícios e recurso à JRPS.

Segundo o gestor do Na Hora, Almazyr Mattos, o primeiro passo é capacitar o funcionalismo público para dar um atendimento de qualidade à população. “Para nós é um serviço interessante e que vai atender a um grande fluxo de pessoas. Vamos capacitar os funcionários, que também receberam instruções do INSS para atender população com qualidade e rapidez”, destacou.

O prefeito Samuca Silva, enfatizou que o Na Hora tem toda a estrutura para atender e prestar esse serviço para a população. “Esse tipo de serviço vai facilitar muito para os moradores da região que não vão precisar se deslocar até o INSS podendo dar entrada nestes serviços em um só local. O Na Hora tem estrutura, tecnologia para prestar esse tipo de atividades para a população. Em 60 dias esperamos entregar este serviço à população”, contou.

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – SecomVR