Local é usado pelo grupo Bike Anjo que ajuda as pessoas a aprender a andar de bicicleta

A Rua de Lazer, que fica na Radial Leste, recebeu nesta semana, a instalação de um contêiner. O espaço vai abrigar as bicicletas adaptadas do grupo Bike Anjo, que utiliza o local de lazer para ensinar as pessoas a andar de bicicleta.

Segundo Vicente Melo, voluntário no grupo Bike Anjo, essa ideia surgiu de uma necessidade de transportar essas bicicletas. "O grupo nacional já está em mais de 300 cidades do Brasil. E esse contêiner já existe em São Paulo e Recife, apenas adaptamos a ideia para Volta Redonda em um ponto central da cidade como a Radial Leste. Essa necessidade nasceu da questão de transportar as bicicletas e em cada evento atendemos cerca de 30 a 40 pessoas", disse.

Segundo a secretária da pasta, Maria Paula Tavares, é mais um espaço de para fomentar o lazer o exercício físico na cidade e o contêiner é uma conquista muito importante para o Coletivo Bike Anjo. "Eles são parceiros desde o princípio da ideia do projeto da Rua de Lazer, fomentando o uso da bicicleta e realizando esse trabalho fantástico de ensinar as pessoas a pedalar. Eles promovem, mobilizam, e ajudam pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades. Além de adaptar para que a pessoa com deficiência possa utilizar também a bicicleta", disse.

De acordo voluntário Vicente Melo, o contêiner é emprestado e vai ficar no espaço durante um tempo. "Fizemos um contato grande com a Smel e com a Guarda Municipal que prontamente ajudaram nas autorizações para usar esse espaço público", disse.

O prefeito Samuca Silva, destacou que as ações do grupo só fortalecem a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas para a cidade. "Colocar o contêiner no espaço onde acontecem ações de lazer e fomento à atividade física é muito importante. O Bike Anjo é um grupo ativo da sociedade civil que participa e dialoga muito com as necessidade de quem utiliza a bicicleta que tem um papel importante tanto na qualidade de vida e saúde, quanto na mobilidade urbana e tem seu espaço cada vez mais alçando", disse.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação - Secom/VR