Além do tempo, CMEI Maria dos Santos Ribeiro Hygino, no Vila Rica, também ganhou destaque em relação à estrutura, acolhimento, entre outros

Pouco mais de um mês após ser inaugurado, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria dos Santos Ribeiro Hygino, localizado no bairro Vila Rica, vem desenvolvendo um trabalho que tem sido elogiado pelos pais das crianças matriculadas na unidade. O ponto mais destacado pelos pais foi o fato de a creche atuar em tempo 100% integral.

“Antes tínhamos que sair para levar nossos filhos para outros lugares. Eu, que trabalho o dia inteiro, preciso muito da creche em tempo integral. O local está maravilhoso. Meu filho chega todos os dias em casa muito feliz, e ele sai de casa feliz para vir. É muito limpa, eles tratam as crianças com muito amor. Tanto meu filho quanto minha sobrinha estão desenvolvendo muito. Os profissionais têm um carinho excepcional. Tenho só que agradecer à SME e ao prefeito, por ter dado essa oportunidade para o bairro”, contou a professora Catiene Ramos Oliveira Fernandes, de 34 anos, que tem o filho Adler, de 2 anos e 8 meses, e a sobrinha Mariana, de 2 anos, matriculados no Maternal II da creche.

A auxiliar de Educação Ana Cristina Miguel Oliziário, 34 anos e moradora do bairro Santa Cruz, matriculou o filho Luís Miguel, de nove meses, na unidade e ressaltou que o bairro precisava de uma estrutura como essa.

“Estava muito difícil pra mim, trabalho o dia inteiro, e essa creche veio pra me ajudar. Eu estava sem uma pessoa para cuidar do meu filho e sempre é melhor vir pra creche, eu acho que a criança desenvolve mais. As tias são muito boas, tranquilas, atenciosas. Foi muito bom também para o bairro, porque estávamos com uma carência muito grande. É muita mãe que trabalha e pouca creche. Essa veio para podermos trabalhar e ter segurança de onde e com quem estamos deixando nossos filhos”, explicou Ana Cristina, que trabalha na Vila Santa Cecília e a creche facilitou seu dia a dia.

A creche é a primeira com atendimento em tempo integral para todas as turmas em Volta Redonda. Com capacidade para atender 200 crianças, de seis meses a três anos, a unidade tem matriculados hoje 191 alunos, divididos em duas turmas de berçário, três de maternal I, três de maternal II e duas de maternal III. Recém chegada na creche, a professora Maria Aparecida Fernandes de Souza elogiou a estrutura e falou sobre o relacionamento com os alunos.

“A escola tem sido para as crianças um espaço de formação sólida, de construção, e a gente observa que tem crianças que não querem ir embora, que choram pra ficar. Tem sido um espaço agradável, de acolhimento”, afirmou Maria Aparecida.

A nova unidade conta com 10 salas de atividades, sala multiuso, sanitários com acessibilidade (adulto e infantil), secretaria, sala de professores/reuniões, sala de direção, almoxarifado, lactário, solário, depósitos, lavanderia, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e jardim/horta. A equipe técnica é composta por diretora, vice-diretora, dirigente de turno, professor orientador, secretária, oito professores, 22 auxiliares de educação, duas merendeiras e quatro serventes.

Para a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, O CMEI Maria dos Santos Ribeiro Hygino é um espaço de construção do futuro das crianças. “Estamos sempre empenhados em realizar um trabalho construtivo, com a criança construindo seu conhecimento, seu saber, a partir de todas as instâncias. Boa parte das crianças é da comunidade e elas estão ávidas a aprender, a crescer. É mais uma marca do governo Samuca Silva que está trabalhando para melhorar cada vez mais a educação de Volta Redonda”, disse Rita.

A diretora do CMEI, Rafaela Natividade, acrescentou ainda que está previsto para maio o início do projeto coletivo “Quando Nasce Uma Escola”, com o objetivo de aproximar mais a comunidade da escola.

“Queremos mostrar para a comunidade o trabalho que é desenvolvido aqui e trazer os pais para dentro da escola. Eles participarão de palestras, reuniões, além de atividades que vão incluir as crianças também”, contou Rafaela.

O prefeito Samuca Silva afirmou que é gratificante ver o retorno positivo dos pais e da comunidade e agradeceu a todos que se envolveram para que a creche fosse inaugurada.

“É uma creche com padrão do Governo Federal, com investimento de mais de R$ 2 milhões, e as obras foram fiscalizadas pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) e pela secretaria de Infraestrutura. Esse é o caminho: atender a população da melhor maneira possível e dar oportunidades para que esses pais e mães possam trabalhar e deixar seus filhos em segurança”, disse o prefeito.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / SecomVR