Durante o evento, na noite de quarta-feira, dia 27, o prefeito Samuca Silva, anunciou a chegada do transporte público no bairro

A noite desta quarta-feira, dia 27, foi de comemorações para os moradores do Parque do Contorno. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve no bairro para entregar a Praça Antônio José Moura Calino (Sr. Calino), que estava lotada durante a cerimônia, e também para anunciar o início da circulação de duas linhas de ônibus no bairro.

O prefeito Samuca lembrou que o Parque do Contorno, bairro localizado às margens da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), é um loteamento privado que não foi devidamente planejado. Agora, o poder público começa a oferecer mudanças e promover mais qualidade de vida as cerca de 500 famílias que moram no local.

“Esse foi um compromisso que assumi em 2016, em conversa com moradores, e que consta no meu plano de governo. A implantação da praça também respeita o Orçamento Participativo, que exprime a vontade dos moradores. Construímos um espaço multifuncional por menos da metade do investimento previsto. O valor orçado era de R$ 450 mil e concluímos o serviço gastando R$ 150 mil”, disse o prefeito.

Samuca afirmou que este é apenas o início dos investimentos no Parque do Contorno e anunciou durante a inauguração da praça a chegada do transporte público no bairro. “A princípio serão duas linhas, que saem da Ponte Alta, circulando em três horários cada uma”, avisou.

A população agradeceu as novidades aplaudindo a cada autoridade que falava ao microfone. Fernanda Souza Silva, mãe do Arthur, de 8 anos, chegaram cedo para aproveitar o novo espaço de lazer no bairro. “Passei na véspera e vi a praça. Fique encantada e o Arthur ansioso. É um presente ter um espaço tão útil e bonito perto de casa”, afirmou.

Laureci Souza Dias veio com a neta Maísa, de 9 anos, do bairro vizinho Nova Primavera para prestigiar a inauguração. “Nós amamos a estrutura da praça que atende a todas as idades. Com certeza, vamos voltar”, disse. Siglia Costa, que estava com o filho Miguel César, de 6 anos, também aprovou a implantação da praça. “Moramos aqui há três anos e agora tenho onde levar o meu filho para brincar com segurança”, falou.

Já Regina Célia da Silva, que também estava com o filho Raul, de 3 anos, na praça, ficou feliz com a chegada dos ônibus ao bairro. “Meu filho mora aqui no Parque do Contorno com o pai e preciso do transporte público para visitá-lo. Vai facilitar muito minha vida”, acredita.

O presidente da associação de moradores do bairro, Tales Vitor Custódio Costa, também agradeceu ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura, responsável pela obra, a implantação da praça. “Agradeço a equipe dessa gestão municipal que entendeu as necessidades do nosso bairro e, em especial, aos funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura que trabalharam incansavelmente para terminar essa obra”, disse.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença dos familiares do fotógrafo Calino, que dá nome à praça. A viúva Alcione Calino estava ao lado de filhos e netos. A neta Fabiana Calino agradeceu a homenagem em nome da família. “É gratificante ter o nome do meu avô eternizado em local que promove a alegria. Nos remete aos momentos felizes que ele, como fotógrafo, também eternizou”.

O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, que idealizou a estrutura da praça, foi um dos mais aplaudidos da noite, estava emocionado. “É um orgulho estar aqui hoje diante dessa praça lotada de crianças. Pais tragam seus filhos, passem mais tempo com eles. A população deve ocupar esse espaço público para que seja muito bem aproveitado”, pediu.

Os vereadores Pastor Washington, Rodrigo Furtado e Laydson estiveram na cerimônia e foram unânimes em afirmar que as melhorias no Parque do Contorno ilustram e comprovam que esse governo está promovendo mudanças em Volta Redonda. “É uma satisfação apoiar e fazer parte dessas ações e acompanhar a entrega de mais uma melhoria no município”, encerrou Laydson.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR