‘Chá com a Defensoria’ vai viabilizar orientação jurídica para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento a situações de violência e/ou violações de direitos

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, lançou na manhã desta quarta-feira (10), no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), o projeto "Chá com a Defensoria". Idealizado pelo órgão estadual, o projeto tem como objetivo estreitar os vínculos com a pessoa idosa, em especial aquelas acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), através dos grupos de convivência.

O "Chá com a Defensoria" vai viabilizar a orientação jurídica para o desenvolvimento de algumas estratégias de enfrentamento a situações de violência e/ou violações de direitos, que têm como alvo a população idosa. Serão seis encontros, um em cada regional, de modo a viabilizar o acesso do maior número de pessoas.

De acordo com a advogada e assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Carolina Cunha, a iniciativa representa a união dos órgãos em prol da população.

“A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Assistência Social de Volta Redonda de mãos dadas para o fortalecimento da rede de proteção e de garantia de direitos, e na ampliação das políticas públicas para a pessoa idosa de Volta Redonda”, ressaltou a advogada.

“Através de parcerias como essa, podemos dar, cada vez mais, um atendimento de qualidade para os idosos. Assim, o nosso idoso ficará mais fortalecido, para que tenha condições de se posicionar e estar junto com a sua família. Além disso, ele poderá sobrepor as dificuldades do dia a dia. A Defensoria Pública estar junto com a gente nessa ação fortalece esse trabalho familiar e a autonomia dos nossos idosos” reforçou a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques.

A defensora pública titular do Núcleo do 1º Atendimento de Volta Redonda, Luciene Torres Pereira, ressaltou que a ideia do projeto surgiu a partir das demandas do setor. “Comecei a perceber no meu atendimento diário o volume de idosos que estavam comparecendo ao núcleo, apresentando situações de vulnerabilidade financeira, familiar e de saúde. Resolvemos que era preciso fazer o caminho inverso e tirar a defensoria do gabinete e levar até onde o público está. A ideia é transformar em uma atuação coletiva, através de uma parceria com o Núcleo Individualizado, com o de Tutela Coletiva, para atender esse público que é muito grande, especialmente em Volta Redonda, onde já conhecemos as características dos idosos, que são mobilizados, instruídos e buscam seus direitos”.

Também estiveram presentes ao evento: o assessor da prefeitura e vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Thiago Martins, representando o prefeito Antonio Francisco Neto; a defensora pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso; o defensor público do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom), Thiago Basílio; a coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria Pública estadual, Isabele Menezes; e o subdefensor de Gestão da Defensoria Pública, Marcelo Leão.

Programação

O primeiro encontro será no próximo dia 25, às 14h, no teatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro. Já no dia 8 de maio, às 9h, as orientações serão disponibilizadas no Cras do bairro Volta Grande. O encontro seguinte será no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do Colégio Juarez Antunes, no bairro São Luís. O quarto encontro do "Chá com a Defensoria" será no dia 28 de maio, às 9h, no Cras do bairro Santa Cruz.

No dia 3 de junho, o evento acontece na Igreja Metodista Central de Volta Redonda (Avenida Paulo de Frontin, número 286, Aterrado), às 14h. Encerrando a agenda, no dia 13 de junho, o "Chá com a Defensoria" acontece na quadra poliesportiva do bairro Rústico, às 14h.

Fotos de Geraldo Gonçalves.
Secom/PMVR