Depois de terraplanagem e demolição de imóvel, empresa começa a preparar as fundações; edifício de dois pavimentos vai oferecer melhor atendimento para pessoas com deficiência

As obras da futura sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) já tiveram início em Volta Redonda. A empresa vencedora da licitação, a Construflex, trabalha no local, no bairro Jardim Paraíba, desde o mês de março, com a preparação das fundações do futuro prédio. Antes, foi preciso realizar a parte de topografia e demolição de um imóvel que existia no terreno.

“Estamos muito felizes, pois vimos aqui no terreno que a obra iniciou, está avançando, e que neste ano ainda vamos inaugurar a nova sede da secretaria. Vai ser algo importantíssimo, porque se hoje, onde estamos, conseguimos avançar muito, aqui vamos poder atender muito mais à população, porque aqui nessa sede teremos vários profissionais para cuidar da pessoa com deficiência”, disse o vereador Washington Uchôa, que estava à frente da SMPD até o último dia 1º e se licenciou para concorrer às eleições em outubro.

A nova sede

Atualmente, a SMPD fica em um imóvel localizado na Avenida 17 de Julho, no Aterrado; já a nova sede ficará em um terreno da prefeitura ao lado do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos, no Jardim Paraíba, próximo ao Estádio da Cidadania.

Projetado com dois pavimentos, o imóvel terá sala com foco no atendimento a pessoas com autismo; sala de aula para a realização de curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais); salas multissensorial e sensorial, ambientes equipados que estimulam os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar); laboratório de tecnologia assistiva; auditório; cozinha; espaços para terapia e audiovisual; e biblioteca em braile.

Com essa estrutura, será possível um atendimento mais completo aos assistidos pela secretaria, com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais e pedagogos.

Também será construída uma Cozinha Afetiva, que terá ligação com o Centro de Alzheimer Synval Santos, com a finalidade de estimular as boas lembranças através do hábito de cozinhar com os idosos diagnosticados com Alzheimer.

Fotos de Cris Oliveira.
Secom/PMVR